2 de setembro de 2009

da inovação

Atualmente muito se fala em inovação e criatividade dentro das empresas. A criatividade pode ser definida como criar novas ideias, pensar coisas novas, enquanto a inovação é melhorar o que já existe, um processo de trabalho, um produto.

Cada vez mais aumentam as cobranças por projetos de melhoria contínua. Colocam-se metas, objetivos, prêmios são oferecidos em dinheiro ou viagens, e até chegam a avaliar o desempenho do funcionário por melhorias apresentadas.

Até aqui tudo bem.

O problema é quando o funcionário tem tempo para pensar, inovar, criar? Cada vez mais as empresas enxugam os seus quadros de funcionários; cada vez mais as pessoas exercem atividades antes executadas por mais duas ou três pessoas.

Além disso, quantos gestores permitem que o funcionário pense, inove, crie? Experimente ficar sentado tamborilando na sua mesa enquanto pensa em uma melhoria no seu processo de trabalho. Experimente ler um jornal, uma revista, ou um artigo na internet, em busca de atualização e novas ideias. Experimente simplesmente pensar em uma maneira diferente de fazer alguma atividade jurássica solicitada pelo seu superior hierárquico.

Se você tiver liberdade para pensar na empresa onde você trabalha, parabéns, você é um profissional de muita sorte.

Na grande maioria das empresas por onde passei, o que mais se ouvia era 'você não é pago para pensar, e sim para executar'. E olha que não me refiro a atividades operacionais.

Pensar. Inovar. Criar. Você pode. Mas não deixam.

2 comentários:

  1. A cada dia esta realidade vem crescendo numa constate absurda , onde um funcionário tem que realizar o trabalho de três, e ainda tem projeto de lei que visa a diminuição de 44 h semanais para 40 h, que no meu ponto de vista só vai agravar um problema enfrentado por muitos trabalhadores de acumula de trabalho, impossibilitando cada vez mas o processo criativo, que depende de um ambiente tranqüilo e logicamente de tempo !
    A atual crise mundial, nos revela que a melhor forma de sair dela é com trabalho, criatividade e incentivo! Só resta saber de onde vem o incentivo...

    ResponderExcluir
  2. Difícil ser criativo quando as pessoas que estão acima tem medo da nossa criatividade, ou pior: quando usam a nossa criatividade como se fosse deles próprios... nem vou começar, se não, não páro mais!
    Beijos

    ResponderExcluir

Rabisque você também!